top of page

Grupos Temáticos (GT's) do XV EDEA

Os Grupos de Trabalho deste ano foram pensados a partir das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (PPGEA-FURG) em seus 30 anos.

ATENÇÃO: No dia 03/10/2023 a comissão organizadora optou pela alteração no formato do evento deste ano, passando de híbrido para virtual. No entanto, as fichas de incrições ainda possuem a opção de apresentação de trabalhos em formato presencial. Considere, desta forma, que a apresentação será apenas online. 

GT 1
Diálogos sobre a formação de Educadores (as) Ambientais

Este Grupo de Trabalho tem como proposta discutir os  processos formativos de educadores(as) ambientais e os variados espaços em que ocorrem – da Educação Superior à Educação Básica. Propõe-se reunir trabalhos que abordem as práticas e os saberes docentes referentes à Educação Ambiental, pensando os atravessamentos na formação de professores e seus fazeres educativos nos espaços formais de educação. Pretende, também, promover reflexões e debates acerca das identidades de educadores(as) ambientais e discutir sobre as redes de aprendizagem que constituem tais sujeitos. Tendo em vista os 30 anos do PPGEA, convidamos, ainda, à submissão de trabalhos que abordam a trajetória de espaços formativos em Educação Ambiental.

GT 2
Pensar a Educação Ambiental Não-Formal:  Educação Ambiental, análise e compreensão das dinâmicas educacionais extramuros 

Este Grupo de Trabalho busca refletir sobre as questões socioambientais nos espaços não formais e informais de Educação Ambiental. Destacam-se, aqui, discussões sobre a relação da Educação Ambiental em comunidades diversas, por meio de ações e processos formativos direcionados à sensibilização do coletivo. Além disso, objetiva-se compreender a constituição, as dinâmicas e os sujeitos da Educação Ambiental Não-Formal, construindo coletivamente um espaço de reflexões contemporâneas acerca das questões socioambientais que permeiam a sociedade. Dessa forma, este GT pretende estabelecer diálogos entre trabalhos que têm em seu horizonte as utopias concretizáveis, por meio da construção coletiva de relações socioambientais justas.

GT 3 
Educação Ambiental sob o prisma epistemológico: reflexões e perspectivas para os fundamentos da área.

A Educação Ambiental é uma área de estudos inserida na grande área da Educação e tem como fundamento a noção de ambiente enquanto espaço de relações complexas, interdependentes e multidimensionais entre seres humanos, não humanos e natureza. É uma educação política, que tem como objetivo refletir sobre relações de opressão, produzidas social e historicamente na sociedade capitalista. Para isso, produz vasto e diverso campo de pesquisa científica voltado para seus Fundamentos Teóricos, o qual desenvolve análises críticas e contra-hegemônicas a partir de várias perspectivas. Neste sentido, para este GT, serão acolhidos trabalhos que produzam um diálogo entre a epistemologia, as perspectivas teóricas, os conceitos e as práticas de Educação Ambiental, assim como, as metodologias de pesquisa que potencializam a participação e produzem  transformação.

bottom of page